Dicas para o caminhoneiro se manter seguro na estrada

ALPHA DIESELCAR - Injeção Eletrônica Diesel Mercedes

10 dicas importantes para que a rotina do caminhoneiro, seja mais tranquila.

O transporte de carga rodoviário é uma atividade essencial para o desenvolvimento da economia brasileira, é o principal meio de escoamento de toda produção industrial e agrícola do país.

E quem move todo esse sistema são os caminhoneiros, que passam a vida a bordo de seus veículos sob forte pressão, risco de vida nas estradas, risco de segurança, e dentro de rotinas desgastantes, com difíceis metas para cumprir suas entregas. Além disso, o fato de passarem dias longe de suas famílias e a falta de atividade física, podem estimular problemas físicos e psicológicos.

Pensando em todas essas variáveis, decidimos passar algumas dicas importantes para que sua experiência na estrada possa ser a mais tranquila possível, por mais que corra alguns riscos.

Dentro dos limites de velocidade

Essa é a regra número um para qualquer motorista: quem dirige em velocidade adequada tem menos chances de sofrer um acidente. Acreditamos que isso você já sabe, mas, por via das dúvidas, reforçamos.

Cinto de segurança

Será que essa é a regra número um? O cinto de segurança, aliado à prudência no uso do acelerador, mantem o motorista a salvo caso algum acidente aconteça.

Não entre numa furada, planeje sua viagem

Procure não trafegar por vias desconhecidas. Se já conhece alguma rota que te leve ao seu destino final dê preferência a ela. Assim evita atrasos e sua entrega acontecerá no tempo certo.

Confira as condições de seu caminhão

Do que adianta tomar todos os cuidados na estrada se não dá a devida atenção para as condições de seu veículo? Então mantenha a manutenção em dia, e aí você pode contar com a experiência da MMartins em válvulas pneumáticas, eletropneumáticas, suspensões e cilindros. Programe-se!

Disposição e saúde

Essa pode ser uma das exigências mais difíceis, mas é preciso manter todo o cuidado possível com a saúde. Conheça seus limites, durma o quanto for possível e respeite sua vida.

Evite transitar à noite em locais desconhecidos

Se puder planejar sua viagem e tiver que trafegar por uma via desconhecida, tente dirigir por ela embaixo da luz do sol. Ao anoitecer, prefira rotas conhecidas.

Não pare na estrada devido a danos leves no veículo

É aconselhável que o caminhoneiro siga em frente, mesmo com um pneu furado ou algum dano menor no veículo, até que possa chegar a um local mais seguro e parar.

Procure dirigir com as janelas fechadas

Todo mundo gosta de um bom vento no rosto enquanto dirige sob o sol em uma estrada lisinha, né? Mas tome cuidado. Evite se expor demais, principalmente de noite.

Não pare em lugares desertos ou sem iluminação

Sabe aquela paisagem maravilhosa que você viu no caminho e que ninguém encosta para observar, porque a rota é deserta e perigosa? Não pare também e guarde a imagem na memória.

Em caso de assalto evite reagir

Assim como em qualquer caso de assalto, a reação pode levar a consequências drásticas. A carga é valiosa, a raiva é grande na hora, mas sua vida vale mais. Deixe as providências para os responsáveis.

Fonte: MMartins Diesel

Dicas para o caminhoneiro se manter seguro na estrada
Rolar para o topo